Imagine um passo a passo para montar um amplificador. Tá aqui.

Pouco mais de 10 anos atrás decidi fazer a construção de um pequeno amplificador híbrido, ou seja, válvula e circuito integrado. Para tornar a coisa mais voltada para qualquer iniciante, fiz o uso de baixas tensões no circuito. Assim sendo, deixo de utilizar tensões da ordem de cerca de 350 Volts que as válvulas normalmente utilizam para usar tensões mais baixas.

Decidi que iria fazer uma filmagem do passo a passo. Dando oportunidade de se montar, caso queira, somente a unidade que possui o circuito integrado, assim como separadamente a unidade de pré-amp que utiliza uma válvula EL95. Pois assim, caso você deseje, é possível montar a parte que utiliza o C.I. LM386n e já ligar a guitarra diferente nele com um resultado bem legal.

Amplificador caseiro valvulado híbrido de baixa tensão
Amplificador caseiro valvulado híbrido de baixa tensão

Devido a montagem extremamente detalhada foram gravados 23 vídeos. Isso mesmo! Eu filmei além da eletrônica, detalhes sobre a construção do gabinete em madeira assim como toda a parte de acabamento que foi dada após a montagem do gabinete.

Os vídeos abaixo estão na sequência da construção. Todo o conjunto é alimentado por pilhas. Fiz uso de 6 pilhas pequenas, dessa forma o amplificador ficou bem pequeno. Sempre que falamos de amplificadores precisamos dar uma atenção especial também ao alto-falante.

Aconselho você a fazer testes com diferentes falantes que possua em casa até encontrar o que melhor lhe agrada. É claro que você deve observar corretamente a impedância do alto-falante para evitar a queima do CI LM386n.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *