Comprovado! Você vai ver na prática a transmissão de áudio via luz

Quando utilizamos um controle remoto do tipo infravermelho, estamos transmitindo luz no espectro invisível. Essa luz é recebida por um receptor que decodifica. Podemos inclusive enviar áudio através desses raios. Esse é o processo realizado durante a transmissão de sinais através de fibra ótica.
Existem equipamentos de som com entradas e saídas óticas. A ligação entre outros equipamentos com o uso delas se faz através de um cabo ótico, que nada mais é que uma fibra ótica.
Tanto que esse cabo não pode ser dobrado, pois caso assim seja irá se partir.
Então eu montei uma experiência onde eu faço a transmissão do som com um princípio parecido ao da fibra ótica. O sinal de áudio amplificado é transformado em luz com o uso de um LED. Do outro lado está o receptor, um fototransistor. Ele irá interpretar o sinal e amplificar levando por fim ao alto-falante.
Veja que o sinal transmitido dessa forma (através da luz), tem a particularidade que quanto mais direcional for melhor será a recepção.

E se tiverem barreiras entre o transmissor e receptor também existirá dificuldade no recebimento da informação. No vídeo abaixo isso fica bem claro no momento em que coloco a mão entre o transmissor e o receptor.
Assista o vídeo e deixe seu comentário.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *